quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SITIO DO PICA PAU AMARELO



Sabugo de milho é gente

Não há como recordarmos a década de 80 sem mencionarmos inúmeros programas de televisão, filmes, seriados, músicas, brinquedos, jogos, tecnologia, etc...

Existem alguns que é impossível não lembrarmos de tanto que marcaram a época. Claro que muitos já existam antes dos anos 80, mas muitos destes adentraram a nossa década maravilhosa e fizeram história ou podemos dizer continuaram  fazendo.

E a lembrança que vamos destacar no post de hoje é um programa de televisão que 'nasceu' nos idos dos anos 70, mais precisamente em 1977, mas como dissemos antes, deixou sua marca nos anos 80 também.
 
Acho que suas lembranças são tão fortes na década de 80 devido ao fato de ter o seu fim no inicio de 1986, trata-se do "Sitio do Picapau Amarelo" obra de Monteiro Lobato adaptada para televisão e exibida pela Rede Globo.
 


Na verdade a versão apresentada pela rede globo não foi a primeira adaptada para a televisão. A primeira adaptação para a televisão foi exibida de 3 de junho de 1952 a 1962, na TV Tupi, ao vivo, no programa Teatro Escola de São Paulo, num total de 360 epidósios.

Em 1964 a TV Cultura foi a bola da vez em exibir o Sitio porém não com o mesmo sucesso da extinta TV Tupi, sendo produzida por apenas seis meses.
 
Em 1967 o Sitio foi para na TV Bandeirantes e durou 2 anos e foi a primeira vez que a série ganhava o cenário de um sítio de verdade.
 
Porém a adaptação mais conhecida e exportada para o mundo todo foi a da Rede Globo, de 7 de março de 1977 a 31 de janeiro de 1986 que fez parte, portanto de nossa década maravilhosa.

Muitos são os personagens do Sitio mas como em toda série, existem os que são fixos e os que aparecem de vez em quando. Alguns desses personagens foram substituídos por vários motivos. As crianças por exemplo, foram substituídas algumas vezes porque cresciam rapidamente e não se ajustavam mais no enredo.

As imagens abaixo são os personagens que iniciaram a série em 1977, mas com certeza são os que realmente marcaram o Sitio do Picapau Amarelo.


A eterna vovó Dona benta interpretada por Zilka Salaberry  
 

A emilia marquesa de rabicó por Reny de Oliveira

Narizinho por Rosana Garcia
  
O visconde de Sabugosa pelo eterno André Valli 

Pedrinho por Julio Cesar Vieira


Tia Anastácia por Jacyra Sampaio


Zé Carneiro por Tonico Pereira

Tio Barnabé por Samuel Santos
 
Matou a saudade? Eu também quando fiz o post!!!

O Sitio que foi usado na versão da Rede Globo se localizava na Barra de Guaratiba. Havia a casa o curral e os jardins construído especialmente para o programa. Lá eram gravadas as cenas externas e também quase todas as internas (sala e cozinha da casa de Dona Benta) e as outras gravações (biblioteca, quartos, gruta da Cuca, Reino das Águas Claras etc.) eram gravadas nos estúdios da Cinédia.

O Sitio na época dá série

Hoje, infelizmente, o local encontra-se abandonado e em estado de quase total destruição. O telhado da casa principal está desabando, existe sinais de vandalismo por toda parte e tudo está envolto de muito mato.


Realmente é triste ver essas imagens. O tempo não para por isso que só ficam as memórias. A idéia do post é transmitir a alegria que tivemos em nossa época de criança nos anos 80 e espero que tenha alcançado o seu objetivo apesar das imagens do abandono do Sitio nos dias atuais.

Para relembrar: Video da abertura do programa de 1978

Nenhum comentário:

Postar um comentário