O primeiro trem elétrico automático fabricado no Brasil
Muitos que procuram informações sobre os anos 80 na maioria das vezes são saudosistas da época e consequentemente isso indica que hoje são adultos que relembram de sua infância quando lêem sobre a década de 80. Isso é uma grande verdade!
Nada mais justo então, do que ajuda-los, o que me incluo nesse grupo, à relembrar de um dos brinquedos que fez a cabeça dos meninos na época: o Ferrorama.
Nada mais justo então, do que ajuda-los, o que me incluo nesse grupo, à relembrar de um dos brinquedos que fez a cabeça dos meninos na época: o Ferrorama.
XP-400
O ferrorama era fabricado pela Manufatura de Brinquedos Estrelas, e teve vários kits que continham os trilhos, vagoes, locomotivas, pontes, postes, cancelas, etc... Cada kit que a Estrela foi lançando vinha com mais trilhos e mais peças, aliás os traçados eram modificados e ficavam cada vez maiores.
Desvios, trilhos, cancela, postes e outros itens
As locomotivas eram movidas com duas pilhas de tamanho médio de 1,5 volts cada, já dá pra imaginar como se gastava comprando pilhas e mais pilhas para que pudéssemos brincar, coitado de nosso pais!
Vagões e locomotivas do Ferrorama
Quando se colocava as pilhas novas, as locomotivas pareciam um ‘foguete’ de velozes, mas quando as pilhas estavam no final de sua capacidade, as locomotivas pareciam verdadeiras ‘tartarugas’ e nos traçados maiores que surgiram com o tempo e que continham rampas, as locomotivas nem conseguiam subir, ai tínhamos que esperar até que nossos pais trouxessem pilhas novas. Mas com certeza era uma grande diversão.
E a alegria de brincar com um ferrorama era desde o início na montagem do traçado. Alguns meninos se juntavam e com seus kits formavam verdadeiras ferrovias intercalando seus traçados e utilizando várias locomotivas ao mesmo tempo, quando a brincadeira terminava a ‘briga’ surgia na hora de cada um pegar suas peças, mas no final tudo acabava bem!
E a alegria de brincar com um ferrorama era desde o início na montagem do traçado. Alguns meninos se juntavam e com seus kits formavam verdadeiras ferrovias intercalando seus traçados e utilizando várias locomotivas ao mesmo tempo, quando a brincadeira terminava a ‘briga’ surgia na hora de cada um pegar suas peças, mas no final tudo acabava bem!
Comercial da época do Ferrorama
(Créditos: MofoTV)
Os vários kits que foram lançados consistiam em 16 modelos divididos em três séries. A primeira iniciou-se com o modelo XP-100, seguido pelos modelos XP-200, XP-300, XP-400, XP-500 e XP-600.
XP-500
A segunda séria tiveram quase que os mesmos modelos com algumas alterações e os modelos passaram a se chamar XP-1100, XP-1200, XP-1300, XP-1400 e XP-1500. A terceira tinha o SL-2000, SL-3000, SL-4000, SL-5000 e SL-5000 Beto Carrero que foi tipo uma edição especial.
XP-1300
SL-4000
Eu ganhei de meu pai o XP-400 da primeira série. Lembro que quando meu pai me levou pra comprar, a Estrela só tinha lançado até o XP-500 que na época era o maior traçado, mas na loja não tinha o XP-500 na pronta entrega, o vendedor disse que demoraria uma semana pra chegar, mas eu não esperei e levei o XP-400 que tinha na loja. Mas não me arrependi pois o XP-400 era muito bom!
Traçado do XP-400
Há algum tempo atrás, já na era da internet, um grupo de amantes do brinquedo criaram uma comunidade no orkut mais precisamente em 2005, onde cerca de 3.000 participantes enviavam emails e cartas para a Estrela pedindo que voltassem a fabricar o ferrorama.
Isso fez com que o presidente da Estrela lançasse um desafio que consistia nos participantes fazer o trem do ferrorama percorrer 20 Km do Caminho de Santiago de Compostela com 110 metros de trilhos, se conseguissem a proeza, o ferrorama seria relançado.
O desafio do presidente da Estrela
Os fãs provaram sua paixão pelo ferrorama e conseguiram completar o percurso e assim o ferrorama voltou a ser fabricado pela Estrela em agosto de 2010. A facanha do grupo ganhou até um website onde podia-se conferir o andamento do desafio até o seu final. O site ainda se encontra online e quem quiser conferir é só acessar: http://www.voltaferrorama.com.br/
Infelizmente o relançamento do ferrorama decepcionou os fãs, mais uma vez me incluo nesse grupo, pois o atual ‘ferrorama’ não tem nada a ver com o que brincávamos quando crianças nos anos 80. Você pode ver a diferença das imagens acima com o comercial da Estrela sobre o novo ‘ferrorama’ e tire suas próprias conclusões.
Novo 'ferrorama' re-lançado em agosto de 2010
Decepção do fãs
fonte:memorial oitenta
ALEXANDRE SCARABOTO2013
CREEDENCE COVER BAND
Nenhum comentário:
Postar um comentário