quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ATARI 2600





Atari 2600
Na verdade o primeiro videogame da Atari foi o Atari VCS (Video Computer System) que foi produzido nos EUA em 1977, isso sem falar nas maquinas da própria Atari que reproduziam o jogo Pong, que já existia desde 1972.

Logo da empresa

No ano seguinte, 1978, foi lançado entao o Atari 2600 nos EUA que foi um grande sucesso, sendo o carro-chefe da empresa.  Com o passar dos anos outros consoles foram lançados, com mais recursos, como por exemplo o Atari 5200 entre outros, mas o Atari 2600 realmente marcou época, e pra nossa felicidade, a nossa década maravilhosa.

Como descrito no início desse post, o atraso da chegada do Atari 2600 no Brasil se deu por causa da lei de reserva de mercado, por isso seu lançamento aconteceu por aqui somente em 1983 pela Gradiente. No entanto, varias outras empresas também lançaram seus consoles, muitas vezes imitando o Atari 2600, inclusive todos compatíveis com os cartuchos dos jogos da Atari.

Propaganda de lançamento do Atari no Brasil

Quem vivenciou essa época com certeza se lembra das marcas Dactar da Milmar, Dynavision da Dynacon, Supergame da CCE entre outras.
Falando nos jogos, com certeza poderíamos mencionar inúmeros que foram lançados com o passar do tempo,  mas não poderíamos deixar de destacar aqueles que se tornaram os mais conhecidos e mais jogados pela garotada. 
Só para citar alguns podemos relembrar do River Raid, aquele do avião que destruia avioes e navios que surgiam pela frente, esse teve varias versoes.  Outros jogos muito conhecidos também era o Ptfall, o Enduro, Hero, Keystone Kapers entre muitos outros.

 River Raid

Pitfall

Enduro

Hero

 Keystone Kapers

Da mesma forma que surgiram vários empresas que lançaram seus consoles imitando o Atari 2600 também houve empresas que copiaram os cartuchos de jogos do Atari. Enquanto que a Polivox seguia o esquema dos cartuchos originais da Atari, essas empresas nao se preocupavam muito com ‘detalhes’ mas nem por isso deixaram de vender seus jogos. Lembro pessoalmente dos cartuchos da Actvision, Intelevision, Dynacom, entre outros.

Varios cartuchos

O Atari 2600 se tornou o vídeo game mais popular até o final da década, a partir dai surgiram as novas gerações de videogames que causou problemas financeiros para a Atari. No início dos anos 90, a Atari até que tentou acompanhar as novas empresas mas nao teve sucesso pois não conseguiu acompanhar as novidades do mercado o que levou a venda de suas divisões para diversas empresas.

Aos saudositas do Atari 2600 como eu nem tudo esta  perdido, pela internet encontramos facilmente emuladores do Atari e inumeros jogos, basta fazer uma breve procura. Também existe o Atari Flashback que ja esta na sua 3ª. versão. Ele vem com o visual bem parecido com o original mas não tem entrada de cartuchos, os jogos estão incluidos na sua memoria, na versão 3 são 60 jogos.

Atari Flashback 3
Com certeza o Atari 2600 fez sua parte em ser um marco para a década de 80. Eu particularmente não tive um, mesmo porque as condições financeiras do país naquela época não era das melhores e somente os mais abastados tinham condições de presentearem seus filhos com um Atari,  mas eu joguei muito com os amigos que tinham seus aparelhos.

Lembro que em 1984 aconteceu uma promoção dos chicletes Ploc. A promoção consistia em formular uma frase sobre o chiclete Ploc, juntar 5 embalagens do chiclete e enviar por carta (naquela época não existia email).  Nos chicletes vinham figurinhas dos jogos da Atari. Foram 150 videogames com 3 cartuchos cada aos que tivessem sua frase sorteada.

E eu posso garantir que a promoção era pra valer porque um amigo meu foi sorteado e recebeu na sua casa o seu Atari 2600, foi com esse meu amigo que joguei Atari  muitas vezes.

Promoção da Ploc

 Para relembrar:
Propaganda de lançamento do Atari 2600

fonte:http://memorialoitenta.blogspot.com.br/

Alexandre Scaraboto 2013
Creedence Cover Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário