quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

OS TRAPALHÕES


Mais uma vez vamos recordar nossa década maravilhosa através da televisão, embora o conteúdo desse post também tem a ver com o cinema e até mesmo a música.

Na verdade podemos dizer que todos estão interligados no que se refere á arte, não esquecendo de mencionarmos também o teatro onde muitos artistas que hoje estão na televisão e cinema começaram suas carreiras.
 
Não foi o caso dos que destaco aqui nesse post, pois pelo que sei nenhum deles teve alguma passagem no teatro, corrijam-me se estiver errado.
 
Mas o que é mais importante neste caso é que estes artistas de que estamos falando no agraciaram com um programa de televisão que foi destaque na década de 80, mesmo tendo seu inicio em meados dos anos 70. Estamos falando do programa Os Trapalhões.

Um dos logo do programa
  
Renato Aragão o Didi e Manfried Sant’anna o Dedé já participavam do programa Adoráveis Trapalhões da extinta TV Excelsior em 1966. O programa tinha a participação de outros atores como Ivon Cury, Ted Boy Marino e Wanderlei Cardoso. A dupla Didi e Dedé já haviam aparecido juntos em 1965 no filme A Onda do Ie-Ie-Ie.
 
Como alguns desses integrantes com o passar do tempo deixaram o programa abriu-se a oportunidade para que Antonio Carlos Bernanrdes Gomes, o Mussum e Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias entrassem então para o quarteto criando assim a formação clássica dos Trapalhões que fez história na televisão.
 
Antes do programa chegar na Rede Globo ele passou pela Record onde tinha o nome de Os Insociáveis e depois em 1975 foi para também extinta TV Tupi onde recebeu o nome que os consagrariam: Os Trapalhões.

O quarteto numa arte para a abertura do programa
     




Em 1977 o quarteto recebeu um convite para levar o seu programa para a Rede Globo, depois de fazerem certas exigências, prontamente aceitas pela Globo, o programa estreou em 13 de março de 1977 depois de dois especiais que foram ao ar nos meses de janeiro e fevereiro deste mesmo ano.
   
Na Globo o programa passava as 19 horas antes do programa Fantástico.
 
 
Renato Aragão (Didi)

Manfried Sant'ann (Dede)

Antonio Carlos Bernanrdes Gomes (Mussum) 

Mauro Faccio Gonçalves (Zacarias)
 
Em setembro de 1983 para a tristeza das crianças e de todos os fãs dos Trapalhões, eles se separaram. Segundo o que se diz o motivo era que Renato Aragão recebia 80%  enquanto que os outros 20% eram divididos entre os outro três integrantes.
   
Didi continuou sozinho com o programa mas a audiência não era a mesma, segundo consta houve uma queda de 8% no número de telespectadores.
 
E o mesmo aconteceu com os filmes que estrelavam no cinema. Antes da separação o quarteto havia filmado O Cangaceiro Trapalhão que teve em torno de 3,8 milhoes de telespectadores, após a separação Renato fez um filme com sua produtora intitulado O trapalhão na Arca de Noé que obteve apenas 2,1 milhões de telespectadores enquanto que Dede, Mussum e Zacarias fizeram Atrapalhando a Swat pela produtora que criaram a Demuza que atingiu apenas 1,1 milhoes.
 
Mas para felicidade geral dos fãs do quarteto esse período não durou muito, seis meses depois mais precisamente em março de 1984 o programa já apresentava os quatro integrantes juntos novamente.

Abertura do programa Os Traplahões na década de 80

Outra abertura do programa também na década de 80
 
Além dos filmes citados, os Trapalhões presentearam seus fãs e a garotada com 23 filmes (com a formação clássica) vistos por mais de 120 milhões de pessoas sendo que sete deles estão na lista dos dez mais visto na história do cinema brasileiro.
   
No entanto um deles se destacou: Os Saltimbancos Trapalhões.
  
 
Capa do filme Os Saltimbancos Trapalhões
 
É só perguntar pra qualquer um que foi criança na época que filme mais gostou dos Trapalhões, a resposta na maioria das vezes será Os Saltimbancos Trapalhões. E não é pra menos basta observarmos a lista de atores a trilha sonora bem como o próprio enredo do filme, pois que criança não gosta de Circo?


Abertura do filme Os Saltimbancos Trapalhões
 
Em 18 de março de 1990 o quarteto perdeu um dos seus integrantes. Devido a uma insuficiência respiratória Zacarias faleceu. Segundo Renato Aragão, o acontecimento quase levou ao fim dos Trapalhões, eles decidiram porém continuar o trabalho como forma de homenagear Zacarias, e o programa continuou sendo apresentado.
 
No entanto, em 29 de julho de 1994, outro integrante deixava o grupo. Neste dia Mussum morreu em decorrência de problemas no coração. Neste ano o programa passou a ser reprisado e só teria continuação em 1995 com sua reestréia mas agora nos domingos a tarde. Em agosto desse mesmo ano o programa apresentou novas mudanças mas ainda neste mesmo mês o programa Os Trapalhões deixou de ser transmitido decretando o final de sua história na televisão.
  
Hoje em dia Didi e Dedé, depois de quase 15 anos sem trabalharem juntos, apresentam ainda pela Rede Globo nos domingos no inicio da tarde as Aventuras do Didi. Claro que é gratificante ver os dois juntos mesmo nos dias de hoje e esperamos que continuem assim, mas a magia que emplacaram com o quarteto e que atravessou a nossa década maravilhosa ficou na memória.

Fontes


Imagens e Texto: Memorial Oitenta

Alexandre Scaraboto 2013
Creedence Cover Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário