quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

ROCK IN RIO


A música é outro instrumento da nostalgia que podemos usar para recordar a década de 80. Assim como a televisão e o cinema, a música também tem seu papel em nossas memórias.

Em meados dos anos 80, a música também deixou o seu marco na história.
  
Foi no ano de 1985 que tivemos no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro a primeira edição de um festival de música que ficou conhecido como "Rock in Rio". Algo que dificilmente alguém da época não tenha ouvido falar.

Logo do Rock in Rio

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e tornou-se um evento de repercussão mundial tendo em 2004 a sua primeira edição internacional que foi realizada em Lisboa, Portugal.

Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve nove edições, três no Brasil, quatro em Portugal e duas na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madri.
 
Sua primeira edição no Brasil foi entre 11 e 20 de janeiro de 1985. Foi construída uma área especial para receber o evento, que ficou conhecida como a "Cidade do Rock", onde havia o maior palco do mundo já construído até aquela época.
 

Manchete do jornal do Brasil

As grandes estrelas do rock internacional não costumavam vir a América do Sul, assim com a realização do evento, o público teve a primeira oportunidade de ver de perto grandes bandas do rock e pop internacionais.


AC/DC

O grupo australiano exigiu como condição para poder tocar no festival usar um sino de meia tonelada, tocado pelo vocalista Brian Johnson na canção "Hells Bells". 

Os Paralamas do Sucesso

O trio carioca de rock brasileiro foi considerado a grande revelação do festival promovendo o seu segundo disco, O Passo do Lui.


Iron Maiden

Os integrantes da banda consideram sua aparição no evento uma das experiências mais marcantes de suas carreiras. 


Barão Vermelho

No show do dia 15, o quinteto carioca conseguiu arrancar aplausos dos fãs de heavy metal interessados nos shows de AC/DC e Scorpions.


James Taylor

O cantor enfrentava dependência de drogas e o divórcio da também cantora Carly Simon. Taylor declarou que pensava em abandonar a carreira logo após o Rock in Rio I, porém comovido com a inesperada recepção do público, e ali decidiu que retomaria as rédeas de sua carreira. Anos mais tarde, ao ser convidado para participar da terceira edição do evento, em 2001, Taylor declarou que para ele era "questão de honra" participar do Rock in Rio.


Ozzy Osbourne

Ozzy veio promover seu disco de 1983, Bark at the Moon. O contrato de Ozzy incluía uma cláusula proibindo-o de comer qualquer tipo de animal vivo no palco, em referência ao famoso episódio em que Osbourne decapitou um morcego a dentadas em um show de 1982. Outro momento marcante do show foi o solo de bateria sem baquetas de Tommy Aldridge.


Pepeu Gomes

Pepeu considera o Rock in Rio como um dos maiores momentos de sua carreira, pois abriu novas portas para uma carreira no exterior. Após o show Pepeu foi cumprimentado por John Sykes, guitarrista do Whitesnake.
  
Queen

Estrelas máximas do evento, todos os integrantes do Queen concordam em qualificar aquela apresentação como uma das cinco mais emocionantes do grupo, e Freddie Mercury qualificava a execução da canção "Love of My Life" como a melhor jamais feita pela banda. Na época, o grupo inglês estava na turnê do disco The Works.


Scorpions

Os alemães vieram promover a turnê do disco Love at First Sting. No show do dia 15, o vocalista Klaus Meine pegou uma grande bandeira do Brasil e a tremulou.
 
A programação do Rock in Rio de 1985 foi:
 
11/01 (sexta feira):  
Ney Matogrosso
Erasmo Carlos
Baby e Pepeu
Whitesnake
Iron Maiden
Queen
 
12/01 (sábado):  
Ivan Lins
Elba Ramalho
Gilberto Gil
Al Jarreau
James Taylor
George Benson
 
13/01 (domingo):  
Paralamas do Sucesso
Lulu Santos
Blitz
Nina Hagen
Go Go's
Rod Stewart
  
14/01 (segunda feira):   
Moraes Moreira
Alceu Valença
George Benson
James Taylor
 
15/01 (terça feira):
 
Kid Abelha
Eduardo Dusek
Barão Vermelho
Scorpions
AC/DC
 
16/01 (quarta feira):   
Paralamas do Sucesso
Moraes Moreira
Rita Lee
Ozzy Osbourne
Rod Stewart
 
17/01 (quinta feira):   
Alceu Valença
Elba Ramalho
Al Jarreau
Yes
 
18/01 (sexta feira):  
Kid Abelha
Eduardo Dusek
Lulu Santos
B-52's
Go Go's
Queen
 
19/01 (sábado):  
Baby e Pepeu
Whitesnake
Ozzy Osbourne
Scorpions
AC/DC
 
20/01 (Domingo):   
Erasmo Carlos
Barão Vermelho
Gilberto Gil
Blitz
Nina Hagen
B-52's
Yes

A próxima edição do festival será realizada nos dias 23, 24, 25, 30 de Setembro e 01 e 02 de outubro de 2011, no Parque Olímpico Cidade do Rock, no Rio de Janeiro.
 
Segundo Roberto Medina, "Com o novo local, que também ganhará o nome de Cidade do Rock, o Rock in Rio poderá acontecer a cada dois anos.
 
Mais duas edições do Rock in Rio no Brasil já foram confirmadas também: o Rock in Rio 5 que acontecerá em 2013 e o Rock in Rio 6 que acontecerá no ano de 2015.
  
O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova.

Para relembrar: A música de abertura do Rock in Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário