segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Texto Atitude do dia

Ponha vida em tudo que você fizer / Hostilidade faz mal à saúde!


PALAVRA-CHAVE
Sabedoria

“Paciência e tempo dão mais resultado que força e raiva".
(Jean de la Fontaine)

FRASE MUSICAL

"Como se fora a brincadeira de roda (Memória!), jogo do trabalho na dança das mãos (Macias!). O suor dos corpos, na canção da vida (Histórias!), o suor da vida no calor de irmãos (Magia!)" .
(Gonzaguinha)





TOQUES



"A verdadeira riqueza não consiste em ter grandes posses, mas em ter poucas necessidades." (Epicuro)

"A violência é o medo das idéias dos demais e pouca fé nas próprias."
(Turati)

"A virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não devem viver separados."
(Voltaire)
TOQUE BRAHMA KUMARIS


Desapego

Pare e pense: tudo aquilo pelo qual você tem apego gera cobiça e ciúmes nos outros. Evite esse tipo de sentimentos em relação à você. A partir de agora, tome consciência de que você não é dono de nada, apenas seu tutor; que as coisas materiais não te pertencem, você simplesmente cuida delas com amor e responsabilidade. Pense que suas posses, seus talentos e seus relacionamentos são frutos das suas boas ações e que você não precisa ficar agarrado a elas. Desapegue-se. Isso não significa ser descuidado ou relaxado; significa ser capaz de manter o amor e o carinho pelas coisas a ponto de fazê-las prosperar. Tente!
(por Brahma Kumaris)


TEXTO ATITUDE


Divulgação/Arquivo




Ponha vida em tudo o que você fizer


O entusiasmo, ou a falta dele, evidencia-se através de tudo o que você faz ou diz. Ponha vida no cumprimento que dirigir a alguém. Quando você der um aperto de amo, aperte de verdade. Faça com que ele diga “Muito prazer em conhecê-lo.” “É uma satisfação vê-lo de novo.” Procure uma pessoa que tenha obtido sucesso na vida e que lhe dê um aperto de mão dessa espécie. Vai levar muito tempo para encontrá-la.


Dê vida aos seus sorrisos. Sorria com os olhos. Ninguém gosta de um sorriso forçado. Quando você sorrir, sorria de fato. Pois quando você sorri de verdade, os outros vêem uma personalidade entusiasta, calorosa, alguém que lhes é agradável e de quem gostam.


Verifique seus “agradecimentos”. Um “muito obrigado” rotineiro, automático é quase apenas um engrolar de palavras. Nada mais é do que uma expressão. Nada diz. Não traz nenhum resultado. Faça com que o seu “muito obrigado” signifique “muitíssimo obrigado”.


O Dr. James F. Bender, notável autoridade em locução, diz em seu excelente livro How to talk well (Como falar bem): “O seu ‘Bom dia’ é realmente bom? O seu ‘parabéns!’ é entusiástico? O seu ‘como está passando?’ demonstra interesse? Quando você adquirir o hábito de colorir suas palavras com sentimentos sinceros, notará um grande progresso na sua capacidade de prender a atenção.”


(do livro: “A magia de pensar grande” – David J. Schwartz)



Divulgação/Arquivo





Hostilidade faz mal à saúde!


Está provado: a hostilidade aumenta o nível de colesterol no sangue e torna a pessoa propensa a ataques cardíacos, hipertensão, cansaço, urticária e úlcera; a velha crença de que "colocar a raiva pra fora evita uma úlcera" não é verdadeira...


Em artigo para a revista Nova, de Outubro de 79, a Dra. Ana Maria Rossi, especialista em estresse, afirma: "não adianta recusar feijoada, carne gorda e frituras se você nunca está contente com nada e vive fazendo tempestade em copo d’água; a hostilidade pode causar um aumento de colesterol igual ou superior à dieta rica em gordura”...


Além do mal que faz ao organismo, a hostilidade traz prejuízos psicológicos. Um deles é o mal-estar que provoca nos relacionamentos; todos procuram evitar o contato com pessoas "estouradas" ou, se isso é inevitável, "pisam em ovos" para não arranjar encrenca. Muitas vezes, a própria pessoa se isola, o que aumenta a solidão, a carência, o sentimento de rejeição e... provoca mais hostilidade ainda. É um círculo vicioso. Muito prejuízo para nenhum ganho...


A maneira mais eficaz de mudar a atitude de uma pessoa, mesmo que ela esteja agindo de forma negligente ou com má vontade, é a empatia e paciência... Deixar de lado a hostilidade não significa ser complacente e passivo. Se você não concorda com uma atitude, exponha sua posição, reclame, exija... mas sem raiva, sem hostilidade – só assim você vai obter do outro uma mudança real de atitude para que o problema se resolva.


(texto do Prof. Gretz no livro "Vida com Qualidade")

Nenhum comentário:

Postar um comentário