sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Texto atitude do dia

Nunca troque seus princípios por um objetivo / Diferentes egos

PALAVRA-CHAVE
Esperteza
“Bom de briga é aquele que cai fora".
(Adoniran Barbosa)
FRASE MUSICAL
"De todo o meu passado boas e más recordações, quero viver meu presente e lembrar tudo depois" .
(Edgard Scandurra)



TOQUES

“A maioria das pessoas só pede conselhos para apoiar suas convicções.”
(William Osler)
“Há um remédio para toda espécie de culpa: recolhecê-las!”
(Franz Grillparaer)
“A ordem é o prazer da razão, mas a desordem é a delícia da imaginação.”
(Paul Claudel)



TOQUE BRAHMA KUMARIS
Singularidade
No mundo moderno, estamos condicionados a nos compararmos com os outros. Assim como vemos, comparamos; assim como comparamos, desejamos. E, como desejamos, perdemos a habilidade de sermos contentes com o que somos e temos. Que tal dar um fim a esse hábito da comparação? Para isso, tenha em mente que: você é singular, único, e é impossível ser igual a outro alguém. Lembre-se, ainda, que a sua vida é um presente e uma oportunidade de criar o seu próprio caminho e de moldar o seu destino. E pra completar, não esqueça que você já tem o que precisa.
(por Brahma Kumaris)


TEXTO ATITUDE


Divulgação/Arquivo

Nunca troque seus princípios por um objetivo

As pessoas que abrem mão daquilo em que acreditam para alcançar um determinado objetivo terminam frustradas com suas realizações.

Se você não mantiver seus princípios éticos, não conseguirá alcançar a satisfação.

Um bom exemplo vem de um estudante da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, que há alguns anos foi expulso da instituição. Influenciado por colegas, ele falsificou todos os documentos de sua proposta de admissão: histórico escolar, cartas de recomendação, suas atividades. Sua proposta era tão boa que ele foi aceito na Universidade. Durante o curso, ele teve um ótimo desempenho mas, quando estava próximo da formatura, ele simplesmente confessou a fraude.

Esse aluno era uma pessoa bem intencionada, proveniente de uma família que procurava viver de acordo com seus princípios; por isso, a idéia de ter falsificado documentos o atormentava a tal ponto que ele preferiu abrir mão do diploma a obtê-lo com base em uma fraude. O fato é que suas realizações estariam sempre calcadas em uma mentira e isso, para ele, as transformavam em fracasso.

Estar feliz e ter um comportamento ético são atitudes que se reforçam mutuamente. Pessoas que se sentem antiéticas têm menos chances de se sentirem felizes.
(texto de David Niven, no livro "Os 100 segredos das pessoas felizes")

                                                      Divulgação/Arquivo

Diferentes egos

Geralmente faço uma distinção entre diferentes tipos de ego.
Um tipo só cuida de si mesmo para conseguir alguma vantagem para si, ignorando os direitos dos outros.
Outro ego diz: “preciso ser um bom ser humano; preciso servir; preciso assumir plena responsabilidade”. Esse tipo de forte sensação do “eu” opõe-se a algumas das nossas emoções negativas. Existem, portanto, dois tipos de ego e a sabedoria ou a inteligência, sabe distingui-los.
Da mesma forma, precisamos conseguir distinguir entre humildade genuína e a falta de confiança. É possível confundir as duas coisas porque ambas são funções mentais que produzem uma leve humildade – mas uma é positiva enquanto a outra é negativa.
(texto de Dalai Lama, em "O livro da sabedoria")

Nenhum comentário:

Postar um comentário