sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Começo do Ano - Organizando as Finanças

Mais um ano se inicia e o dilema do brasileiro ressurge: Quanto pagar? Quando pagar?
Como pagar? Qual pagar primeiro? É justo pagar tanto?
Todos já sabem, e não se cansam de dizer quantos são os gastos extras no orçamento, já apertado, no início de cada ano, como por exemplo, impostos e material escolar.
Para muitos já é fato concreto que o ano só se inicia no Brasil após o carnaval, mas, infelizmente as cobranças começam bem antes, onerando o orçamento das famílias brasileiras.
Nos meses de janeiro e fevereiro, muitos são os que têm gastos extras com encargos de IPVA, IPTU, veículos e imóveis respectivamente, matrícula e material escolar, seguro do carro, seguro da casa e também seguro de vida.
Para muitos a facilidade nas compras, seja estas realizadas através de financiamento, carnês, cartão de crédito, entre outras possibilidades, a enxurrada de contas a serem pagas nos primeiros dias do ano é imensa.
E para aqueles que estão de férias, mesmo que estas estejam quitadas, em pacotes promocionais de agências de viagem, ou mais, em prestações que ainda vão entrar pelos meses do novo ano, o gasto ainda é maior, pois também serão contabilizados gastos em passeios, compras, brincadeiras e mais “surpresas” pelo caminho.
Muito importante fazer um levantamento de todas as contas a serem pagas, organizar e analisar, segundo o orçamento da família, quantas e quais são as que devem ser pagas a vista, parceladas, e também nesse período, evitar novos gastos para não comprometer ainda mais os recursos que ainda estão por vir.
Lembrando sempre que verdadeiramente importante, eficaz e inteligente, seria antes do último mês do ano, realizar um planejamento sério para não se perder nos primeiros meses do ano seguinte
.

Texto adaptado      Revista Perfil Feminino 01 Janeiro 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário