Dia 27 de julho o Homem-Morcego volta aos cinemas para encerrar a trilogia do diretor Christopher Nolan. A produção tem milhares de dólares investidos e um visual sensacional. Mas nem sempre foi assim. Veja o visual do herói ao longo dos anos:
A primeira adaptação de Batman para outra mídia foi essa série surgida em 1943. Lewis Wilson interpretava o Homem-Morcego que aqui era um agente do governo americano e lutava contra o Dr. Daka, um agente japonês. Robin era vivido por Douglas Croft. Apesar do uniforme tosco e da mudança na história em relação às HQs, esta série introduziu elementos que foram incorporados aos quadrinhos mais tarde. Exemplos: a batcaverna e a passagem secreta atrás de um relógio para chegar ao esconderijo.
A segunda aparição do Homem-Morcego fora dos quadrinhos aconteceu em 1949 na série Batman & Robin. Neste ano o uniforme era essa belezura que você vê aí na foto acima. O Batman era vivido por Robert Lowery.
Em 1966 Batman ganhava sua série de TV. Durou só três temporadas mas foi o suficiente para marcar Adam West para sempre – positiva ou negativamente, dependendo do ângulo. O seriado também ficou cravado no centro da cultura pop televisiva e rendeu até um longa-metragem para o cinema, o primeiro do Homem-Morcego.
Aqui, Adam West usa um colante como uniforme, já que nem se pensava em armaduras. Essa vestimenta rendeu a West o apelido de "Batman gordinho".
Apenas em 1989 o Homem-Morcego retorna aos cinemas, dessa vez em grande estilo numa superprodução. Com direção de Tim Burton, Batman – O Filme tem Jack Nicholson como o Coringa e o não tão convincente Michael Keaton vivendo o herói. Uma das grandes curiosidades na época era como seria o uniforme. Seria um colante como nos anos 60? O diretor optou por uma espécie de armadura, o que caiu bem.
Batman – O Retorno saiu em 1992 e novamente Tim Burton é o diretor e Michael Keaton vive o Homem-Morcego. O herói enfrenta o Pingüim, aqui interpretado por Danny DeVito. Novamente o herói usa uma armadura muito parecida com a do longa anterior.
Em 1995 tudo mudou para o Homem-Morcego. Batman Eternamente chega com Joel Schumacher como diretor e com Tim Burton apenas na produção. Também saiu Michael Keaton do papel principal e entrou Val Kilmer. O visual do Batman começa até parecido com o dos filmes anteriores, mas já trazia diferenças no design. Ao longo da história de Batman Eternamente o herói surge com uma nova vestimenta e já mostra o estilo um tanto quanto exagerado de Schumacher. Veja...
Que tal, hein?
O ano era 1997 foi a vez de chegar aos cinemas Batman & Robin. O diretor foi novamente Joel Schumacher, mas o ator principal mudou: saiu Val Kilmer e entrou George Clooney. O visual, no início, era uma armadura preta até que razoavelmente discreta, mas...
..o que dizer deste uniforme? Não é à toa que Batman & Robin foi eleito há algum tempo um dos piores filmes já feitos. O longa enterrou a franquia do Homem-Morcego durante vários anos.
O retorno do herói aos cinemas aconteceu apenas em 2005 e seu conceito foi totalmente reformulado. O estilo foi muito mais próximo com o dos quadrinhos, o que os fãs adoraram. O diretor é Christopher Nolan e o ator principal é Christian Bale. O visual é novamente uma armadura, totalmente preta e funcional.
O mesmo acontece em Batman – O Cavaleiro das Trevas. Aqui também vemos o Homem-Morcego com sua vestimenta especial e com alguns detalhes diferentes da que foi mostrado em Batman Begins.
Em Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, que estreia no dia 27 de julho, vamos ver Christian Bale com um uniforme muito parecido com o que usou em O Cavaleiro das Trevas. É esta imagem que você vê acima e continua com o conceito de armadura que protege o herói nos combates com os inimigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário