terça-feira, 8 de novembro de 2011

Curiosidades

Verdade ou Mentira?

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: nesta seção do Você Sabia, apresentamos 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você identificá-las, através das suas respostas, ao final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.
A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto maior dos nove planetas do Sistema Solar. O planeta formou-se há 4,54 bilhões de anos e a vida surgiu na sua superfície um bilhão de anos depois. Cerca de 70% da superfície do planeta está coberta por água  salgada. A Terra orbita o Sol uma vez a cada 366,26 rotações sobre o seu próprio eixo, o que equivale a 365,26 dias solares ou um ano sideral.


1. O planeta Terra pesa cerca de 5 bilhões de toneladas.

2. Acidentes geográficos são desastres naturais como inundações, terremotos, furacões etc.

3. Existem cerca de 600 vulcões ativos em nosso planeta.

4. Existem 7 oceanos na Terra: Pacífico, Atlântico, Índico, Austral, Mediterrâneo, Glacial Antártico e Glacial Ártico.

5. O lugar mais quente do planeta Terra fica no deserto do Saara. O local chama-se Al Varesh (“O Inferno”, em árabe) e em 2002 foi registrada a temperatura de 50 graus centígrados.

6. O ano bissexto acontece  porque o ano-calendário tradicional possui uma diferença em relação ao ano solar. Todo ano que é divisível por 4 é bissexto e, neles, o mês de fevereiro tem 29 dias.

7. Em Vostok, na Antártida, foi registrada a temperatura mais baixa da Terra. O termômetro marcou 88 ºC abaixo de zero.

8. Meridianos são as linhas imaginárias que cortam a Terra horizontalmente e paralelos, as que a cortam verticalmente. Existem 3 meridianos principais: o Equador, o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. O paralelo mais importante é o de Greenwich, que passa pela cidade de Natal, no R.G. do Norte.

9. O nome “aurora boreal” foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho, o deus grego do vento forte Bóreas.

10. O maior país do mundo é a China, seguido pela Rússia e o Brasil.

GABARITO Verdade ou Mentira: Conhecimentos Gerais




1.   Mentira. A penicilina foi descoberta em 1928, por simples acaso, pelo cientista inglês Alexander Fleming. O Dr. Fleming saiu de férias e esqueceu placas com culturas de bactérias em seu laboratório no Hospital Saint Mary, em Londres. Na volta, verificou que uma das culturas de estafilococos havia sido contaminada por uma espécie de mofo e, ao redor das colônias, não existiam mais bactérias. Fleming identificou um fungo do gênero penicillium, e demonstrou que ele produzia uma substância responsável pelo efeito bactericida. Chamou essa substância de penicilina. Toshiro Mifune e Akira Kurozawa, na verdade, foram, respectivamente, um ator chinês radicado no Japão e um famoso cineasta japonês.

2.   Mentira. O zero absoluto corresponde à temperatura de 273,15 °C abaixo de zero. Esta temperatura, inexistente de forma natural na Terra, significaria que um corpo não contém nenhuma forma de energia e jamais foi atingida nas experiências feitas em laboratório. O máximo obtido pelos cientistas foi 273,12 °C.abaixo de zero.

3.   Verdade. Essa profundidade corresponde à Fossa das Marianas, localizada no Oceano Pacífico, a leste das Ilhas Marianas, na fronteira convergente entre as placas tectônicas do Pacífico e das Filipinas

4.   Verdade. Sirius é a estrela mais brilhante do céu, localizada na constelação do Cão Maior. Fica a 8.570 anos-luz de distância da Terra, o que significa que sua luz demora 8.570 anos para chegar até os nossos olhos. Quer dizer também que nunca a vemos como ela é no momento em que olhamos para ela, e sim como ela era há 8.570 anos. Mesmo assim, é uma das estrelas mais próximas do nosso planeta.

5.   Mentira.
Aerofagia é a deglutição de ar em medida acima do normal, em razão de ingestão apressada de alimentos ou de estado de grande ansiedade, que geralmente provoca dores abdominais e tem a flatulência e a dispepsia como consequencias (arrotos, azia etc.)

6.   Verdade. Entre os mamíferos, os ratos são os animais que têm vida mais curta.
7.   Mentira. Shakespeare nasceu e morreu na Inglaterra (Stratford-upon-Avon, 26 de Abril de 1564 - Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616). Foi autor de mais de 40 peças teatrais, como “Hamlet, Macbeth, Romeu e Julieta, Rei Lear, Sonho de Uma Noite de Verão, Otelo” e outras. “O Auto da Compadecida” é uma peça contemporânea (1955) de autoria do teatrólogo paraibano Ariano Suassuna.
8.   Verdade. Dona Canô tem nome de homem. Seu nome completo é Claudionor Viana Teles Velloso (Santo Amaro da Purificação, Bahia, 16 de setembro de 1907). Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro, teve publicadas as suas memórias no livro “Canô Velloso, Lembranças do Saber Viver”. Aos 104 anos de idade, organiza periodicamente a festa do Terno de Reis na cidade.
9.   Verdade. Ironicamente, o apelido “Pelé”, que serviu para identificar o jogador de futebol considerado o maior goleador de todos os tempos, teve origem no apelido de um goleiro. Em 1943 o pai de Pelé, Dondinho, jogava no time mineiro do São Lourenço. Pelé, com três anos de idade, ficava muito impressionado com as defesas do goleiro do time do pai e gritava: “Defende Bilé!”. Daí, as pessoas começaram a chamá-lo de “Bilé”. Como os colegas do garoto Edison tinham dificuldade em pronunciar “Bilé”, com o tempo o apelido virou “Pelé”.
10. Mentira. O corpo humano é constituído por 10 trilhões de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário